top of page

Sebrae Paraná selecionou 70 startups promissoras para plano de ação personalizado

O Sebrae identificou as dez startups mais promissoras de cada uma das suas sete Regionais: Curitiba, Leste (Litoral – Região Metropolitana e Vale do Ribeira), Sul (Sudoeste e Sul do estado), Oeste (Cascavel), Noroeste (Maringá), Norte (Londrina) e Centro (Ponta Grossa). A ação TOP 10 prevê a criação de um plano de ação personalizado, com diagnóstico, ações de acesso ao mercado e conexões dentro e fora do Paraná. O objetivo é proporcionar crescimento para a escalabilidade de cada negócio.




As 70 selecionadas têm benefícios exclusivos, como conexão com clientes estratégicos, conexões com a rede de investidores parceiros do Sebrae, mentorias estratégicas, consultorias personalizadas, assessoria de imprensa, acesso a programas exclusivos e participação em missões técnicas.

A identificação das startups foi realizada pelas Regionais, com base nos seguintes critérios: relacionamento com o Sebrae; soluções inovadoras; qualidade dos empreendedores; validação dos produtos e serviços pelos clientes; se possui receita; e se recebeu algum investimento.

O coordenador estadual do Programa de Startups do Sebrae Paraná, Rafael Tortato, explica que, para serem escolhidas para o programa, as empresas precisaram pontuar em, pelo menos, três dos critérios, após a avaliação. Atualmente, todas as empresas identificadas já fizeram um diagnóstico inicial, onde são levantados os pontos fortes do negócio e quais detalhes ainda precisam de desenvolvimento.

“Esta é a primeira fase, onde as empresas selecionadas já participaram de eventos e, neste momento do projeto estão construindo, com auxílio do Sebrae, um plano personalizado de desenvolvimento”, detalha Tortato.

Em dezembro, será realizado outro diagnóstico com as empresas participantes para avaliar se houve evolução nos indicadores e se a empresa está evoluindo conforme o planejado.

A startup Zeno, dos empresários Matheus Aguirra e Ana Prost, foi uma das selecionadas da Regional Curitiba. Para eles, que trabalham com soluções de escritório virtual para advogados, estar entre as dez contempladas é um desafio e um compromisso.


“O que começou como um sonho de levar justiça acessível a todos, virou uma startup que trabalha para que o direito se modernize e dê condições mais dignas de trabalho aos advogados do Brasil. Ser reconhecido pelo nosso sonho é um privilégio e nos dá mais motivos para continuar e crescer com toda a força, fazendo com que essa escolha não tenha sido em vão”, afirmou Matheus.



Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.



6 visualizações0 comentário
bottom of page